Projeto Valorize a Vida leva conscientização sobre saúde mental a escolas e servidores em Mato Grosso
Projeto Valorize a Vida leva conscientização sobre saúde mental a escolas e servidores em Mato Grosso
Conscientização, acolhimento e prevenção em prol da saúde mental. A promoção da saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente escolar e no serviço público em Mato Grosso. Com esse objetivo, o deputado estadual Thiago Silva, em parceria com o palestrante Bruno Assunpção, tem realizado palestras voltadas à conscientização, prevenção e valorização da saúde mental por meio do projeto "Valorize a Vida".
A iniciativa busca orientar estudantes, educadores e servidores sobre a importância do cuidado emocional, da prevenção ao sofrimento psíquico e da construção de ambientes mais acolhedores e saudáveis. Durante os encontros, são abordados temas como autoestima, prevenção ao adoecimento mental, relações interpessoais e valorização da vida.
O trabalho também reforça a importância da Lei nº 11.867, de 31 de agosto de 2022, de autoria do deputado estadual Thiago Silva, que instituiu a Semana da Saúde Mental nas Escolas em Mato Grosso. A legislação determina que, na última semana de fevereiro de cada ano, as unidades de ensino promovam atividades educativas voltadas à conscientização sobre saúde mental, incentivando o diálogo e a prevenção entre os estudantes.
Por meio do projeto "Valorize a Vida", as ações têm percorrido diversas regiões do estado, levando informação, acolhimento e orientação para milhares de pessoas. A proposta é fortalecer a cultura do cuidado, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com os desafios emocionais do dia a dia.
Segundo os organizadores, investir em saúde mental é investir no presente e no futuro da sociedade, promovendo qualidade de vida, bem-estar e desenvolvimento humano. O projeto segue ampliando seu alcance e consolidando uma rede de apoio baseada no respeito, na escuta e na valorização da vida











COMENTÁRIOS