Mato Grosso promove 7º Fórum de Vigilância contra a Febre Aftosa nesta quinta-feira
Evento online reunirá especialistas para discutir prevenção e proteção do maior rebanho bovino do Brasil
Com um rebanho superior a 31 milhões de cabeças de gado, Mato Grosso, o maior produtor de bovinos do país, realizará o 7º Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa. O evento, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) e parceiros do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-MT), acontece na quinta-feira (28), às 9h, de forma online pelo canal do Youtube da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Programação
A abertura oficial será seguida, às 9h20, pela palestra “A importância da Vigilância Sanitária para a saúde animal e econômica de Mato Grosso”, apresentada pelo médico veterinário Francisco Manzi, diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Logo após, às 9h30, o professor Daniel Moura de Aguiar, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abordará o tema “Como identificar suspeitas de Febre Aftosa nos animais”.
Encerrando o ciclo de palestras, às 10h, Manoel Augusto Monteiro Tamassia, da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), apresentará a experiência internacional com a palestra “Livre sem vacinação: requerimentos da OMSA e dos EUA (USDA)”.
O evento contará também com uma mesa redonda interativa, às 11h, onde os participantes poderão esclarecer dúvidas e debater com os palestrantes. A condução ficará a cargo da médica veterinária Daniella Soares, da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA) do Indea.
Organizações envolvidas
O fórum é realizado em parceria com diversas instituições, como Famato, Acrimat, Aproleite (Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Sindifrigo (Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso), CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso) e Fesa (Fundo Emergencial de Saúde Animal).
Os interessados em participar podem realizar a inscrição diretamente no site do evento. Com mais de três horas de conteúdo, o fórum promete ser uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento da defesa sanitária animal em Mato Grosso.
COMENTÁRIOS